3 de outubro de 2012

Léo Rodriguez e Michel Teló na justiça por causa do "Bará Berê"


Durante uma entrevista que o cantor Léo Rodriguez concedeu ao Programa TV Fama da RedeTV na semana passada, deu-se a entender que os advogados do cantor acionariam o cantor Michel Teló por gravar uma música sem autorização.

Léo Rodriguez diz que a canção "Bará Berê" gravada por Michel Teló é de sua autoria, realmente ele registrou a canção mantendo apenas o refrão e o restante da canção com outra letra.

A canção original gravada por Michel Teló e também por Cristiano Araújo, é de autoria do Dorgival Dantas que possui outros grandes sucessos com grupos de forró e duplas sertanejas, e as versões da música "Bará Berê" que foram gravadas por Michel Teló e também por Cristiano Araújo foram autorizadas por Dorgival Dantas.

Segundo informações isso começou a acontecer, logo após que o cantor Léo Rodriguez viu uma tuitada da autora Glória Perez dizendo que a canção fará parte da trilha sonora da novela "Salve Jorge", que substituirá a novela "Avenida Brasil".

Mas parece que a versão que fará parte da trilha sonora desta nova novela das nove, não é nem a do Léo Rodriguez e nem a do Michel Teló, e sim a versão gravada por Cristiano Araújo.
Cristiano Araújo esteve no Altas Horas no último sábado e cantou a canção "Bará Berê", o cantor Leonardo que também participou do programa e contratou recentemente o Cristiano Araújo para o seu escritório, disse que a canção que foi cantada por Cristiano Araújo estará na próxima novela das Nove.

Abaixo você confere uma nota que a gravadora Som Livre, o cantor Michel Teló e também a editora Universal Publishing divulgou na noite da última Terça Feira (02/10).

------------------------------------------------------------------------------------

Som Livre, Universal Publishing Ltda e Michel Teló informam que a obra “Bara Berê”, registrada na editora Universal Publishing Ltda, é de autoria exclusiva do autor/compositor Dorgival Dantas. 

Michel Teló e Cristiano Araújo gravaram uma adaptação da letra original com a autorização legal do autor/compositor e da editora que detém os diretos da obra. Os dois são os únicos artistas autorizados a gravar a adaptação citada, que foi primeiramente lançada por Cristiano Araújo no DVD “Ao Vivo em Goiânia” (2012). 
Portanto, não há nenhum impedimento legal para que Michel Teló e Cristiano Araújo interpretem e comercializem as respectivas adaptações da obra original, dentro e fora do país. 
Conforme circular anexa, emitida pela Universal Publishing Ltda, o cantor Leo Rodriguez cometeu uma violação dos direitos do autor ao gravar e comercializar a música “Bara Bara Bere Bere”.
------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo da Entrevista do Léo Rodriguez ao TV Fama


Abaixo você confere as versões dos três artistas citados nesta matéria

Léo Rodriguez


Michel Teló


Cristiano Araújo



LEIA TAMBÉM: